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  1. Declaração de variáveis
  2. Decisão simples
  3. Decisão simples com entrada de dados
  4. Decisão composta com entrada de dados
  5. Decisão composta encadeada
  6. Laço enquanto

Pseudocódigo

Declaração de variáveis

Declaração
de
Variáveis
  algoritmo "serie"
// Função :  DECLARAÇÕES DE VARIÁVEIS
// Autor :  Jorge
// Data : 26/02/2014
// Seção de Declarações 
 var
  x, y : inteiro


 inicio
  x <- 10
  y <- 20

 // Seção de Comandos 
  escreval("Valor de x = ",x)
  escreval("Valor de y = ",y)
fimalgoritmo 

Início

Decisão Simples

Decisão
simples
 algoritmo "Decisão simples"
// Função :Demosntrar a decisão simples
// Autor : Jorge
// Data : 28/02/2014
// Seção de Declarações 
//Reserva de área de memória
var
 x : inteiro
 
inicio
//Inicialização de variáveis
x <- 50
// Seção de Comandos
se x = 50 entao
 escreval("O valor é igual a cinquenta")
fimse
fimalgoritmo

Início

Decisão Simples com entrada de dados

Decisão
simples
 algoritmo "Decisão simples com entrada de dados"
// Função :Demosntrar a decisão simples
// Autor : Jorge
// Data : 28/02/2014
// Seção de Declarações 
//Reserva de área de memória
var
 x : inteiro
 
inicio
//Inicialização de variáveis
x <- 50
// Seção de Comandos
//Mensagem ao usuário.
escreval("Entre com um numero inteiro")
//Entrada de dados via teclado.
leia(x)
se x = 50 entao
 escreval("O valor é igual a cinquenta")
fimse
fimalgoritmo

Início

Decisão Composta com entrada de dados

Decisão
composta
 algoritmo "Decisão composta com entrada de dados"
// Função :Uso da decisão composta
// Autor : Jorge
// Data : 28/02/2014
// Seção de Declarações
var
x : inteiro

inicio
// Seção de Comandos
escreval("Entre com um numero inteiro")
leia(x)
se x = 10 entao
 escreval("O numero e igual a 10")
senao
 escreval("O numero e diferente de 10")
fimse
fimalgoritmo

Início

Decisão Composta Encadeada com entrada de dados

Decisão
composta
algoritmo "Decisão composta encadeada"
// Função :Uso da decisão composta
// Autor : Jorge
// Data : 28/02/2014
// Seção de Declarações
var
x : inteiro

inicio
// Seção de Comandos
escreval("Entre com um numero inteiro")
leia(x)
se x = 10 entao
 escreval("O numero e igual a 10")
senao
 se x > 10 entao
  escreval("O numero e maior que 10")
 senao
  escreval("O numero e menor que 10")
 fimse
fimse
fimalgoritmo

Início

Laço em Pseudocódigo

Laço
enquanto
 algoritmo "Laço Enquanto"
// Função :  Laço enquanto
// Autor :  Jorge
// Data : 26/02/2014
// Seção de Declarações 
var
j,i : inteiro


inicio
 j <- 0
 i <- 20

  // Seção de Comandos 
  enquanto j <= i faca
    escreval ("Valor de j - ",j)
    j <- j + 1
  fimenquanto
   escreval(".........................")
   escreval("Valor final do laço = ",j)
fimalgoritmo
  

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Laço em Pseudocódigo com somatória de valores

Laço enquanto
Com soma
de
Valores do
contador
 algoritmo "Laço Enquanto - Soma de valores"
// Função :  Laço enquanto
// Autor :  Jorge
// Data : 26/02/2014
// Seção de Declarações 
var
j,i,soma : inteiro


inicio
 j <- 0
 i <- 20
 soma <- 0

  // Seção de Comandos 
  enquanto j <= i faca
    escreval ("Valor de j - ",j)
    //Processamento da soma de valores 
    soma <- soma + j
    j <- j + 1
  fimenquanto
   escreval(".. VALOR DA SOMA DO LACO ..")
   escreval("   ", soma)
   escreval(".........................")
   escreval("Valor final do laço = ",j)
fimalgoritmo
 

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Geração de um número aleatório

Gerando números
aleatórios em
pseudocódigo
  algoritmo "Aleatorio"
 // Função : Gerar números aleatórios
 // Autor : Jorge
 // Data : 26/02/2014
 // Seção de Declarações 
 var
 x : inteiro

 inicio
 // Seção de Comandos 
  aleatorio 0, 100
    leia(x)
  aleatorio off
 
fimalgoritmo
  

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Jogo usando número aleatorio

Gerando números
aleatórios em
pseudocódigo
algoritmo "Aleatorio"
// Função : Gera números aleatorios
// Autor : Jorge
// Data : 28/02/2014
// Seção de Declarações 
var
x        : inteiro  //Número que o computador escolheu.
vezes    : inteiro
numero   : inteiro  //Número que o usuário escolheu.
bandeira : inteiro //Sinaliza se é campeão ou não.

inicio
//Inicialização de variáveis.
 vezes    <- 0
 numero   <- 0
 bandeira <- 0

// Seção de Comandos
 //Função gerdora de números aleatorios 
  aleatorio 0 , 100
    leia(x)
  aleatorio off
 //Fim da função
 //Processamento do Jogo
 limpatela
 escreval("JOGO DE ADIVINHAR NUMEROS")
 enquanto vezes <= 3 faca
   escreval("Entre com um numero inteiro entre 0 e 100 ")
   escreval("Numero de tentativas = ", vezes + 1)
   leia(numero)
   escreval(" ")
   //Lógica do jogo.
    se numero = x entao
       escreval("Voce acertou o numero")
       vezes <- 4
       bandeira <- 1
     senao
     se numero > x entao
      escreval("Numero do jogador e maior que o do computador")
     senao
      escreval("Numero do jogador e menor que o do computador")
     fimse
    fimse
   //Fim da lógica do jogo
   
   vezes <- vezes + 1 //Incremento do número de vezes das jogadas.
 fimenquanto
     se bandeira = 1 entao
      escreval("Voce e o campeao")
     senao
      escreval("Voce perdeu o jogo")
     fimse
 
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