Declaração de Variáveis |
algoritmo "serie" // Função : DECLARAÇÕES DE VARIÁVEIS // Autor : Jorge // Data : 26/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar x, y : inteiro inicio x <- 10 y <- 20 // Seção de Comandos escreval("Valor de x = ",x) escreval("Valor de y = ",y) fimalgoritmo |
Decisão simples |
algoritmo "Decisão simples" // Função :Demosntrar a decisão simples // Autor : Jorge // Data : 28/02/2014 // Seção de Declarações //Reserva de área de memóriavar x : inteiro inicio //Inicialização de variáveis x <- 50 // Seção de Comandos se x = 50 entao escreval("O valor é igual a cinquenta") fimse fimalgoritmo |
Decisão simples |
algoritmo "Decisão simples com entrada de dados" // Função :Demosntrar a decisão simples // Autor : Jorge // Data : 28/02/2014 // Seção de Declarações //Reserva de área de memóriavar x : inteiro inicio //Inicialização de variáveis x <- 50 // Seção de Comandos //Mensagem ao usuário. escreval("Entre com um numero inteiro") //Entrada de dados via teclado. leia(x) se x = 50 entao escreval("O valor é igual a cinquenta") fimse fimalgoritmo |
Decisão composta |
algoritmo "Decisão composta com entrada de dados" // Função :Uso da decisão composta // Autor : Jorge // Data : 28/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar x : inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Entre com um numero inteiro") leia(x) se x = 10 entao escreval("O numero e igual a 10") senao escreval("O numero e diferente de 10") fimse fimalgoritmo |
Decisão composta |
algoritmo "Decisão composta encadeada" // Função :Uso da decisão composta // Autor : Jorge // Data : 28/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar x : inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Entre com um numero inteiro") leia(x) se x = 10 entao escreval("O numero e igual a 10") senao se x > 10 entao escreval("O numero e maior que 10") senao escreval("O numero e menor que 10") fimse fimse fimalgoritmo |
Laço enquanto |
algoritmo "Laço Enquanto" // Função : Laço enquanto // Autor : Jorge // Data : 26/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar j,i : inteiro inicio j <- 0 i <- 20 // Seção de Comandos enquanto j <= i faca escreval ("Valor de j - ",j) j <- j + 1 fimenquanto escreval(".........................") escreval("Valor final do laço = ",j) fimalgoritmo |
Laço enquanto Com soma de Valores do contador |
algoritmo "Laço Enquanto - Soma de valores" // Função : Laço enquanto // Autor : Jorge // Data : 26/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar j,i,soma : inteiro inicio j <- 0 i <- 20 soma <- 0 // Seção de Comandos enquanto j <= i faca escreval ("Valor de j - ",j) //Processamento da soma de valores soma <- soma + j j <- j + 1 fimenquanto escreval(".. VALOR DA SOMA DO LACO ..") escreval(" ", soma) escreval(".........................") escreval("Valor final do laço = ",j) fimalgoritmo |
Gerando números aleatórios em pseudocódigo |
algoritmo "Aleatorio" // Função : Gerar números aleatórios // Autor : Jorge // Data : 26/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar x : inteiro inicio // Seção de Comandos aleatorio 0, 100 leia(x) aleatorio off fimalgoritmo |
Gerando números aleatórios em pseudocódigo |
algoritmo "Aleatorio" // Função : Gera números aleatorios // Autor : Jorge // Data : 28/02/2014 // Seção de Declaraçõesvar x : inteiro //Número que o computador escolheu. vezes : inteiro numero : inteiro //Número que o usuário escolheu. bandeira : inteiro //Sinaliza se é campeão ou não. inicio //Inicialização de variáveis. vezes <- 0 numero <- 0 bandeira <- 0 // Seção de Comandos //Função gerdora de números aleatorios aleatorio 0 , 100 leia(x) aleatorio off //Fim da função //Processamento do Jogo limpatela escreval("JOGO DE ADIVINHAR NUMEROS") enquanto vezes <= 3 faca escreval("Entre com um numero inteiro entre 0 e 100 ") escreval("Numero de tentativas = ", vezes + 1) leia(numero) escreval(" ") //Lógica do jogo. se numero = x entao escreval("Voce acertou o numero") vezes <- 4 bandeira <- 1 senao se numero > x entao escreval("Numero do jogador e maior que o do computador") senao escreval("Numero do jogador e menor que o do computador") fimse fimse //Fim da lógica do jogo vezes <- vezes + 1 //Incremento do número de vezes das jogadas. fimenquanto se bandeira = 1 entao escreval("Voce e o campeao") senao escreval("Voce perdeu o jogo") fimse fimalgoritmo |