CLASSE
A palavra classe vem da biologia, todos os seres vivos de uma mesma classe tem uma série de atributos e comportamentos em comuns. Mas tais comportamentos são diferentes, pois podemos variar os valores destes atributos.
Fazendo uma analogia.
A planta de uma casa é uma casa ? Não podemos morar dentro do desenho "planta da casa", para isto acontecer temos antes de construi-la, precisamos antes construir as suas instâncias a partir deste desenho. Com as instâncias desta casa podemos morar.
- Então definiremos classe como sendo uma abstração de um conjunto de objetos, os quais são agrupados por possuirem similaridades em termos de comportamento e características. Sendo assim, as propriedades ou os atributos de um objeto são descritos a partir da definição de uma classe, por meio da definição de uma classe também é possivel descrever o comportamento deste objeto.
O comportamento desse objeto é a sua funcionalidade que pode ser aplicada a ele.
Um método, o qual corresponde a um procedimento ou função é responsável por descrever tal funcionalidade. Embora os métodos sejam correspondentes a procedimentos e funções, eles são capazes de manipular somente os atributos definidos para um objeto e suas variáveis locais.

Criando uma classe.
Os canídeos (latim científico: Canidae) constituem uma classe de mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, que inclui o cachorro, o lobo, o lobo-guará, o chacal, o mabeco, e a raposa entre outros.
Os canídeos têm uma cauda longa e dentes molares adaptados para esmagar ossos. Têm quatro ou cinco dedos nas patas dianteiras, quatro nas patas traseiras, e garras não retrácteis adaptadas para tracção em corrida. O tamanho é variável, bem como os hábitos sociais que podem ser gregários, como o lobo que vive em alcateias, ou solitários como os coiotes.

Classe    -    canídeo.
Instância -    Cachorro, Lobo, Lobo-Guará, Chacal.
Atributos -    sexo, pelo, idade, tamanho, numerodedos.

class Canideos
{
    //Atributos
        char           sexo;
        String         pelo;
        int             idade;
        double   tamanho;
        int  numerodedos;
  }
- Apartir desta classe modelo, a qual recebe este nome por se tratar de uma definição geral, é possível dar vida e implementar diversos programas.

Criando a instância desta classe.
- É o processo pelo qual se realiza a cópia de uma classe existente. Uma classe tem a função de determinar um tipo de dado e assim deve ser instanciada para que possamos utiliza-lá.

class Cachorro
{
     public static void main(String args[])
 {
        Canideos Xereta;
        Xereta = new Canideos();

        Xereta.sexo = 'm';
        Xereta.pelo = "Amarelo";
        Xereta.idade = 7;
        Xereta.tamanho = "Pequeno";
        Xereta.numerodedos = 5;

        System.out.println("Sexo = " +Xereta.sexo +" Idade = "+Xereta.idade);

        System.exit(0);
    }
}

Canídeo( )                            //Método construtor.
Canideos Xereta;
Xereta = new Canideos();     //Instanciação completa.
ou
Canideos Xereta = new Canideos();