A lógica vem da palavra Grega “logos”, que quer dizer linguagem racional. Assim sendo a Lógica é a análise das formas e leis do pensamento, mas não se preocupa com a produção do pensamento, que dizer, que não se preocupa com o conteúdo do pensamento, mas sim com a forma deste, isto é, com a maneira pela qual um pensamento
ou uma idéia são organizados e apresentados, possibilitando que cheguemos a uma conclusão por meio do encadeamento dos argumentos. Os argumentos podem ser dedutivos ou indutivos. Indutivos – São aqueles com que, a partir dos dados, se chega a uma resposta por meio de analogia, isto é, pela comparação com algo já conhecido. Mas este tipo de raciocínio não oferece a certeza de que a resposta está correta. Dedutivos – São aqueles cuja conclusão é obtida como conseqüências das suas premissas, isto é, por meio da análise das situações ou fatos, e assim pode-se obter uma resposta. Sendo assim o raciocínio lógico nos conduz a uma resposta que pode ser verdadeira ou falsa, na construção de algoritmos para a solução de problemas, as informações são representadas por variáveis que posteriormente receberão valores, as variáveis por sua vez representarão as premissas, exemplo: Dados dois valores quaisquer, deseja-se saber qual é o maior valor: Variáveis A e B Valores
2 e 3
Verificando se A é maior que B, teremos a resposta FALSO, assim B é maior que A, e o valor que está contido em B é o número 3.Início
Estrutura básica de um programa em Java
public class basico {//Início de uma classe public static void main(String args[]) {//Início de um método //Saída dos dados System.out.println("ola"); }//Fim de um método }//Fim de uma classe Componentes do programa em Java No código apresentado acima, poderemos identificar os seguintes componentes do programa:
São reservas de área de memória. Elas servem para armazenar determinado tipo de valor dentro de um algoritmo. E este valor pode variar, daí o nome "variável". Na linguagem java existem dois tipos de variável: Tipos primitivos : capazes de armazenar valores simples, como números inteiros e de ponto flutuante, caracteres e booleanos. São usados para executar cálculos e comparações: Tipos de referência : capazes de armazenar referências de objetos. São usados para navegar entre os objetos de um sistema. Início
import javax.swing.*; public class equ2g { public static void main(String args[]) { //Declaraçao de variáveis double ax,bx,c,delta,x1,x2; ax=0; bx=0; c=0; delta=0; x1=0; x2=0; //Entrade dos Dados ax=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com ax")); bx=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com bx")); c=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com c")); //Processamento delta = Math.pow(bx,2) - (4 * ax * c); x1= -(bx+(Math.sqrt(delta)))/2*a; x2= -(bx-(Math.sqrt(delta)))/2*a; //Apresentação dos resultados JOptionPane.showMessageDialog(null,"xl = " + x1 + " xll= " + x2); System.exit(0); } } Início
Exemplo do código. public class Formatar{ public static void main(String args[]){ /* Opções para a formatação. %s --> string %c --> char %f --> float %d --> decimal inteiro */ //Exemplo de código. String a = "Alfanumérico"; double b = 45.67; // Real. int c = 60; // Inteiro. System.out.printf("%s - %.2f - %d\n",a, b, c); System.out.printf("%s - %.1f - %d\n",a, b, c); System.out.printf("%s - %.0f - %d\n",a, b, c); System.exit(0); } }