Exemplo do uso do printf()
#include <stdio.h> main() { int idade = 41; int altura = 182; int peso = 80; printf("Idade do usuario: %d peso: %d altura: %d\n", idade, peso, altura); printf("%d mais %d igual a %d\n", 1, 2, 1 + 2); } |
Exemplo do uso do scanf()
#include <stdio.h> main() { int a; printf("Entre com um valor inteiro"); printf("\n");//Saltar uma linha. scanf("%d", &a); printf("Valor digitado = %d",a); } |
As strings serão lidas em vetores (cadeias de caracteres) e o nome do vetor é o endereço do primeiro elemento do vetor. Então, para ler uma string no vetor de caracteres nome, deve-se usar o seguinte comando:Exemplo do uso de leitura de alfanumérico
#include <stdio.h> main() { char nome[40]; printf("Entre com o seu nome"); printf("\n"); scanf("%s", nome); printf("\n"); printf("Nome : %s", nome); printf("\n"); system("pause");//Chamada do comando MSDOS "pause". } |
Exemplo de decisão simples Algoritmo somarDecisãoSimples inicio_Algoritmo //declaração de variáveis e constantes Declarar num1, num2, num3, soma numérico_real; //mensagem ao usuário escrever("Digite três valores inteiros"); //entrada de dados ler(num1, num2, num3); //processamento de dados soma <-- num1 + num2 + num3 ; //saída do resultado escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma); //Estrutura de Decisão Simples se (soma > 10) então escrever("O numero da soma ",soma," é maior que 10"); fimse; fim_algoritmo . |
#include |
Exemplo de decisão compasta Algoritmo somarDecisãoComposta inicio_Algoritmo //declaração de variáveis e constantes Declarar num1, num2, num3, soma numérico_real; //mensagem ao usuário escrever("Digite três valores inteiros"); //entrada de dados ler(num1, num2, num3); //processamento de dados soma <-- num1 + num2 + num3 ; //saída do resultado escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma); //Estrutura de Decisão Composta se (soma >= 10) então escrever("O numero da soma ",soma," é maior ou igual a 10"); senão escrever("O numero da soma ",soma," é menor que 10"); fimse; fim_algoritmo . |
#include |
O programa em C irá calcular o ângulo da figura abaixo, usando decisão composta encadeada.
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio2.h> main(){ clrscr(); // Posicionamento em tela int a = 0; printf("Entre com um angulo "); scanf("%d",&a); if((a < 0) || (a > 360)){ printf("Angulo fora de parametro"); printf("\n"); system("pause"); } else{ if ((a == 0)||(a == 90)||( a == 180)||(a == 270)||(a == 360)){ printf("Angulo invalido"); printf("\n"); system("pause"); } else{ if((a > 0)&&( a < 90)){ printf("Primeiro quadrante"); printf("\n"); system("pause"); } else { if((a > 90)&&( a < 180)){ printf("Segundo quadrante"); printf("\n"); system("pause"); } else{ if((a > 180)&&( a < 270)){ printf("Terceiro quadrante"); printf("\n"); system("pause"); } else{ printf("Quarto quadrante"); printf("\n"); system("pause"); } } } } } } |
Esta função é responsável por lêr um caractere do teclado. Veja o exemplo abaixo:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio2.h> main(){ char x; printf("Digite uma letra"); printf("\n"); x=getchar(); printf("Letra digitada : %c",x); printf("\n"); system("pause"); } |
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio2.h> main(){ int cont = 0; char tecla; while (cont <= 10){ gotoxy(10,(cont + 1)); //Posicionamento em tela. printf("Valor de %d. \n ", cont); cont++; //Incremento do laço. } printf("\n"); system("pause"); } |
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio2.h> main(){ int cont = 0; char tecla; while (cont <= 10){ gotoxy(10,(cont + 1)); printf("Valor de %d. \n ", cont); cont++; } cont = cont + 2; //Incremento de posição em tela. gotoxy(10,cont); printf("Aperte qualquer tecla para sair"); gotoxy(10,(cont + 1)); tecla = getche(); } |