Lógica de Programação em C

Código de formatação da função printf()

Exemplo do uso do printf()
  #include <stdio.h>
    main()
     {
      int idade = 41;
      int altura = 182;
      int peso = 80;
      printf("Idade do usuario: %d peso: %d altura: %d\n", idade, peso, altura);
     printf("%d mais %d igual a %d\n", 1, 2, 1 + 2);
     }
   

Início


Código de formatação da função scanf()

Exemplo do uso do scanf()
 #include <stdio.h>
    main()
     {
        int a;
        printf("Entre com um valor inteiro");
        printf("\n");//Saltar uma linha.
        scanf("%d", &a);
        printf("Valor digitado = %d",a);
     }
   

Início


Lendo caracteres alfanumérico em C

As strings serão lidas em vetores (cadeias de caracteres) e o nome
do vetor é o endereço do primeiro elemento do vetor. Então, para
ler uma string no vetor de caracteres nome, deve-se usar o seguinte
comando:
Exemplo do uso de leitura de alfanumérico
 #include  <stdio.h>
    main()
     {
       char nome[40];
       printf("Entre com o seu nome");
       printf("\n");
       scanf("%s", nome);
       printf("\n");
       printf("Nome : %s", nome);
       printf("\n");       
       system("pause");//Chamada do comando MSDOS "pause".
     }

   

Início


Decisão simples


Exemplo de decisão simples 


Algoritmo somarDecisãoSimples
 inicio_Algoritmo
  //declaração de variáveis e constantes
  Declarar
   num1, num2, num3, soma numérico_real;
  //mensagem ao usuário
  escrever("Digite três valores inteiros");
  //entrada de dados
  ler(num1, num2, num3);
  //processamento de dados
  soma <--  num1 + num2 + num3 ;
 //saída do resultado
 escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma);
 //Estrutura de Decisão Simples
 se (soma > 10)
  então
   escrever("O numero da soma ",soma," é maior que 10");
 fimse;
fim_algoritmo .
#include 
#include 
#include 

main(){
  clrscr();
  int num1,num2,num3,soma;
  num1 = num2 = num3 = soma = 0;
  printf("Entre com os tres valores ");
  printf("\n");
  printf("Valor um   : ");
  scanf("%d",&num1);
  printf("Valor dois : ");
  scanf("%d",&num2);
  printf("Valor tres : ");
  scanf("%d",&num3);
  //Processamento
  soma = num1 + num2 + num3;
  printf("\n");
  printf("Valor da soma = %d ", soma);
  printf("\n");
  if( soma > 10){
      printf("O numero da soma %d e maior que 10" , soma);
  }
  printf("\n");
  system("pause");
  }
 

Início


Decisão composta


Exemplo de decisão compasta 


Algoritmo somarDecisãoComposta
 inicio_Algoritmo
  //declaração de variáveis e constantes
  Declarar
   num1, num2, num3, soma numérico_real;
  //mensagem ao usuário
  escrever("Digite três valores inteiros");
  //entrada de dados
  ler(num1, num2, num3);
  //processamento de dados
  soma <--  num1 + num2 + num3 ;
 //saída do resultado
 escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma);
 //Estrutura de Decisão Composta
 se (soma >= 10)
  então
   escrever("O numero da soma ",soma," é maior ou igual a 10");
  senão
   escrever("O numero da soma ",soma," é menor que 10");
 fimse;
fim_algoritmo .
#include 
#include 
#include 

main(){
  clrscr();
  int num1,num2,num3,soma;
  num1 = num2 = num3 = soma = 0;
  printf("Entre com os tres valores ");
  printf("\n");
  printf("Valor um   : ");
  scanf("%d",&num1);
  printf("Valor dois : ");
  scanf("%d",&num2);
  printf("Valor tres : ");
  scanf("%d",&num3);
  //Processamento
  soma = num1 + num2 + num3;
  printf("\n");
  printf("Valor da soma = %d ", soma);
  printf("\n");
  if( soma >= 10){
      printf("O numero da soma %d e maior igual a 10" , soma);
  }
  else{
      printf("O numero da soma %d e menor que 10" , soma);
  }
  printf("\n");
  system("pause");
  }
 

Início


Decisão composta encadeada

  O programa em C irá calcular o ângulo da figura abaixo,
  usando decisão composta encadeada.
  
  

 #include <stdio.h>
 #include <stdlib.h>
 #include <conio2.h>

main(){
  clrscr();
  // Posicionamento em tela
  int a = 0;

  printf("Entre com um angulo ");
  scanf("%d",&a);

  if((a < 0) || (a > 360)){
    printf("Angulo fora de parametro");
    printf("\n");
    system("pause");
  }
  else{
       if ((a == 0)||(a == 90)||( a == 180)||(a == 270)||(a == 360)){
         printf("Angulo invalido");
         printf("\n");
         system("pause");
       }
       else{
            if((a > 0)&&( a < 90)){
            printf("Primeiro quadrante");
            printf("\n");
            system("pause");
            }
            else {
                 if((a > 90)&&( a < 180)){
                 printf("Segundo quadrante");
                 printf("\n");
                 system("pause");
                 }
                 else{
                      if((a > 180)&&( a < 270)){
                       printf("Terceiro quadrante");
                       printf("\n");
                       system("pause");
                       }
                       else{
                       printf("Quarto quadrante");
                       printf("\n");
                       system("pause");
                       }
                 }
             }
         }
     }


}

  

Início


Função getchar()

  Esta função é responsável por lêr um caractere do teclado.
  Veja o exemplo abaixo:
 #include <stdio.h>
 #include <stdlib.h>
 #include <conio2.h>
  
main(){
  char x;
  printf("Digite uma letra");
  printf("\n");
  x=getchar();
  printf("Letra digitada : %c",x);
  printf("\n");
  system("pause");
}
  
  

Início


Usando a estrutura de Laço (while)

 #include <stdio.h>
 #include <stdlib.h>
 #include <conio2.h>
  
main(){
 int cont = 0;
 char tecla;
 while (cont <= 10){
        gotoxy(10,(cont + 1)); //Posicionamento em tela.
        printf("Valor de %d. \n ", cont);
        cont++; //Incremento do laço.
       }
  printf("\n");
  system("pause");
}  
  

Segundo exemplo de laço

 #include <stdio.h>
 #include <stdlib.h>
 #include <conio2.h>
  
main(){
 int cont = 0;
 char tecla;
 while (cont <= 10){
        gotoxy(10,(cont + 1));
        printf("Valor de %d. \n ", cont);
        cont++;       
       }
  cont = cont + 2; //Incremento de posição em tela.
  gotoxy(10,cont);
  printf("Aperte qualquer tecla para sair");
  gotoxy(10,(cont + 1));
  tecla = getche();       
}
  
  

Início