Lógica de Programação em C

Código de formatação da função printf()

Exemplo do uso do printf()

  #include <stdio.h>

    main()

     {

      int idade = 41;

      int altura = 182;

      int peso = 80;

      printf("Idade do usuario: %d peso: %d altura: %d\n", idade, peso, altura);

     printf("%d mais %d igual a %d\n", 1, 2, 1 + 2);

     }

   

Início


Código de formatação da função scanf()

Exemplo do uso do scanf()

 #include <stdio.h>

    main()

     {

        int a;

        printf("Entre com um valor inteiro");

        printf("\n");//Saltar uma linha.

        scanf("%d", &a);

        printf("Valor digitado = %d",a);

     }

   

Início


Lendo caracteres alfanumérico em C


As strings serão lidas em vetores (cadeias de caracteres) e o nome

do vetor é o endereço do primeiro elemento do vetor. Então, para

ler uma string no vetor de caracteres nome, deve-se usar o seguinte

comando:

Exemplo do uso de leitura de alfanumérico

 #include  <stdio.h>

    main()

     {

       char nome[40];

       printf("Entre com o seu nome");

       printf("\n");

       scanf("%s", nome);

       printf("\n");

       printf("Nome : %s", nome);

       printf("\n");       

       system("pause");//Chamada do comando MSDOS "pause".

     }



   

Início


Decisão simples




Exemplo de decisão simples 





Algoritmo somarDecisãoSimples

 inicio_Algoritmo

  //declaração de variáveis e constantes

  Declarar

   num1, num2, num3, soma numérico_real;

  //mensagem ao usuário

  escrever("Digite três valores inteiros");

  //entrada de dados

  ler(num1, num2, num3);

  //processamento de dados

  soma <--  num1 + num2 + num3 ;

 //saída do resultado

 escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma);

 //Estrutura de Decisão Simples

 se (soma > 10)

  então

   escrever("O numero da soma ",soma," é maior que 10");

 fimse;

fim_algoritmo .


#include 

#include 

#include 



main(){

  clrscr();

  int num1,num2,num3,soma;

  num1 = num2 = num3 = soma = 0;

  printf("Entre com os tres valores ");

  printf("\n");

  printf("Valor um   : ");

  scanf("%d",&num1);

  printf("Valor dois : ");

  scanf("%d",&num2);

  printf("Valor tres : ");

  scanf("%d",&num3);

  //Processamento

  soma = num1 + num2 + num3;

  printf("\n");

  printf("Valor da soma = %d ", soma);

  printf("\n");

  if( soma > 10){

      printf("O numero da soma %d e maior que 10" , soma);

  }

  printf("\n");

  system("pause");

  }

 

Início


Decisão composta




Exemplo de decisão compasta 





Algoritmo somarDecisãoComposta

 inicio_Algoritmo

  //declaração de variáveis e constantes

  Declarar

   num1, num2, num3, soma numérico_real;

  //mensagem ao usuário

  escrever("Digite três valores inteiros");

  //entrada de dados

  ler(num1, num2, num3);

  //processamento de dados

  soma <--  num1 + num2 + num3 ;

 //saída do resultado

 escrever("A soma dos três valores digitados é : " , soma);

 //Estrutura de Decisão Composta

 se (soma >= 10)

  então

   escrever("O numero da soma ",soma," é maior ou igual a 10");

  senão

   escrever("O numero da soma ",soma," é menor que 10");

 fimse;

fim_algoritmo .


#include 

#include 

#include 



main(){

  clrscr();

  int num1,num2,num3,soma;

  num1 = num2 = num3 = soma = 0;

  printf("Entre com os tres valores ");

  printf("\n");

  printf("Valor um   : ");

  scanf("%d",&num1);

  printf("Valor dois : ");

  scanf("%d",&num2);

  printf("Valor tres : ");

  scanf("%d",&num3);

  //Processamento

  soma = num1 + num2 + num3;

  printf("\n");

  printf("Valor da soma = %d ", soma);

  printf("\n");

  if( soma >= 10){

      printf("O numero da soma %d e maior igual a 10" , soma);

  }

  else{

      printf("O numero da soma %d e menor que 10" , soma);

  }

  printf("\n");

  system("pause");

  }

 

Início


Decisão composta encadeada


  O programa em C irá calcular o ângulo da figura abaixo,

  usando decisão composta encadeada.

  

  


 #include <stdio.h>

 #include <stdlib.h>

 #include <conio2.h>



main(){

  clrscr();

  // Posicionamento em tela

  int a = 0;



  printf("Entre com um angulo ");

  scanf("%d",&a);



  if((a < 0) || (a > 360)){

    printf("Angulo fora de parametro");

    printf("\n");

    system("pause");

  }

  else{

       if ((a == 0)||(a == 90)||( a == 180)||(a == 270)||(a == 360)){

         printf("Angulo invalido");

         printf("\n");

         system("pause");

       }

       else{

            if((a > 0)&&( a < 90)){

            printf("Primeiro quadrante");

            printf("\n");

            system("pause");

            }

            else {

                 if((a > 90)&&( a < 180)){

                 printf("Segundo quadrante");

                 printf("\n");

                 system("pause");

                 }

                 else{

                      if((a > 180)&&( a < 270)){

                       printf("Terceiro quadrante");

                       printf("\n");

                       system("pause");

                       }

                       else{

                       printf("Quarto quadrante");

                       printf("\n");

                       system("pause");

                       }

                 }

             }

         }

     }





}



  

Início


Função getchar()


  Esta função é responsável por lêr um caractere do teclado.

  Veja o exemplo abaixo:


 #include <stdio.h>

 #include <stdlib.h>

 #include <conio2.h>

  

main(){

  char x;

  printf("Digite uma letra");

  printf("\n");

  x=getchar();

  printf("Letra digitada : %c",x);

  printf("\n");

  system("pause");

}

  

  

Início


Usando a estrutura de Laço (while)


 #include <stdio.h>

 #include <stdlib.h>

 #include <conio2.h>

  

main(){

 int cont = 0;

 char tecla;

 while (cont <= 10){

        gotoxy(10,(cont + 1)); //Posicionamento em tela.

        printf("Valor de %d. \n ", cont);

        cont++; //Incremento do laço.

       }

  printf("\n");

  system("pause");

}  

  

Segundo exemplo de laço


 #include <stdio.h>

 #include <stdlib.h>

 #include <conio2.h>

  

main(){

 int cont = 0;

 char tecla;

 while (cont <= 10){

        gotoxy(10,(cont + 1));

        printf("Valor de %d. \n ", cont);

        cont++;       

       }

  cont = cont + 2; //Incremento de posição em tela.

  gotoxy(10,cont);

  printf("Aperte qualquer tecla para sair");

  gotoxy(10,(cont + 1));

  tecla = getche();       

}

  

  

Início